Seu corpo como ferramenta
para o despertar.

Técnicas e Conceitos

permita-se a se conhecer através da filosofia Yoga em sua prática corporal através dos asanas e ensinamentos. 

No Aruna temos o Vinyása Yoga e o Hatha Yoga Tradicional. A prática de Hatha Yoga Tradicional, que chamamos de Yoga Suave, tem um ritmo mais tranquilo, de acordo com as possibilidades individuais. A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e relax auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com qualquer tipo de limitações físicas (problemas de coluna, coração, etc.). Assim, você começa de uma maneira tranquila e, quando se sentir pronto, poderá passar para os níveis seguintes.

O Vinyása Yoga é uma técnica vigorosa e agradável. Uma combinação única de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente. Chamamos essa técnica de Yoga Moderado, com aulas intermediárias, num ritmo que todos conseguem acompanhar e Yoga Intenso, que são as práticas mais dinâmicas, recomendadas para quem já pratica há algum tempo.

Em nossas aulas, o instrutor sempre vai oferecer opções de movimentos mais adiantados ou mais suaves para que você adapte às suas possibilidades.  Assim, conseguimos atender pessoas de vários níveis numa mesma aula.

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O Aruna Yoga é um dos mais conceituados e requintados lugares de São Paulo para a prática dessa filosofia. 

Se você busca força, flexibilidade, serenidade e bem-estar associados a aulas de qualidade, professores e terapeutas bem-preparados e ambiente acolhedor, o Aruna Yoga é o seu lugar.

O que é Yoga?

O Yoga (pronuncie Yoga com ô fechado) é uma antiga filosofia de vida que se originou na Índia há mais de 5000 anos. Não obstante, ele figura ainda hoje em todo o mundo como o mais antigo e holístico sistema para colocar em forma o corpo e a mente. Literalmente, Yoga significa união pois ele une e integra o corpo, a mente e nossas emoções para que sejamos capazes de agir de acordo com nossos pensamentos e com o que sentimos.  Juntamente com o aprimoramento do corpo, o Yoga nos induz a um profundo relaxamento, tranqüilidade mental, concentração, clareza de pensamento e percepção interior.

Quais os efeitos da prática do Yoga?

Os efeitos do Yoga são muitos: desenvolve o tônus muscular, alonga a musculatura devolvendo agilidade ao corpo, amplia a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, reduz o estresse, aperfeiçoa a postura, melhora a circulação, aumenta a resistência física, o equilíbrio e a consciência corporal.  No campo mental, combate a ansiedade e a depressão, alivia o estresse e equilibra as funções mentais.  Também harmoniza e equilibra as emoções, trazendo um estado de serenidade. Esses efeitos dependem da regularidade com que você pratica.  Embora demore algumas semanas para se manifestarem, esses benefícios o acompanharão por toda a vida.

Qual é o tipo de Yoga ensinado no Aruna?

No Aruna temos o Vinyása Yoga e o Hatha Yoga Tradicional. A prática de Hatha Yoga Tradicional, que chamamos de Yoga Suave, tem um ritmo mais tranquilo, de acordo com as possibilidades individuais. A flexibilidade e a redução de tensões é o foco dessa modalidade. A reeducação respiratória e relax auxiliam no combate ao estresse. É a melhor opção para os iniciantes e pessoas com qualquer tipo de limitações físicas (problemas de coluna, coração, etc.). Assim, você começa de uma maneira tranquila e, quando se sentir pronto, poderá passar para os níveis seguintes.

O Vinyása Yoga é uma técnica vigorosa e agradável. Uma combinação única de movimentos fortes e fluidos acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. O enfoque principal é o equilíbrio entre exercícios musculares e de flexibilidade produzindo um corpo harmonioso e ágil. As técnicas de relaxamento e meditação encerram a aula revigorando corpo e mente. Chamamos essa técnica de Yoga Moderado, com aulas intermediárias, num ritmo que todos conseguem acompanhar e Yoga Intenso, que são as práticas mais dinâmicas, recomendadas para quem já pratica há algum tempo.

Em nossas aulas, o instrutor sempre vai oferecer opções de movimentos mais adiantados ou mais suaves para que você adapte às suas possibilidades.  Assim, conseguimos atender pessoas de vários níveis numa mesma aula.

Como são as aulas de Yoga?

Em geral, começamos com movimentos suaves para despertar o corpo, passamos para as seqüências de “Saudação ao Sol” que aquecem músculos e articulações e aumentam a resistência física.  Em seguida, trabalhamos os ásanas (posições do Yoga).  A respiração acompanha cada movimento. As posições geram o calor necessário para alongar e alinhar músculos e articulações.  A aula termina com o relaxamento e a meditação, colocando-nos num estado de serenidade e bem-estar indescritível.

Vocês oferecem aulas de Yoga online?

Sim.  As práticas online podem ser feitas ao vivo, onde o instrutor pode interagir com os praticantes, ou gravadas, quando você precisar praticar num horário diferente do que oferecemos.  Quando você se inscreve para qualquer horário de aula, você receberá o link da prática ao vivo e o link da gravação.  Isso permite até refazer a prática no dia seguinte, por exemplo.

Quantas vezes por semana devo praticar Yoga?

O melhor é praticar todos os dias.  Duas práticas por semana produz um resultado bom em médio prazo.  Quando praticamos três ou quatro vezes na semana, os resultados são surpreendentes, pois você fortalece e energiza seu corpo muito mais rapidamente, o que o deixará estimulado a continuar a prática.  Regularidade é fundamental para obter resultados.  Portanto, não falte nas práticas.

E se eu não conseguir fazer todos os exercícios?

Nenhum de nós consegue fazer todos os exercícios.  É comum, nas primeiras semanas, ter alguma dificuldade, pois não estamos familiarizados com os movimentos.  Se precisar, pare por um momento e respire tranquilamente. Após algumas práticas, você será capaz de acompanhar perfeitamente as instruções do professor.  Não se preocupe se você tem flexibilidade ou não.  Para começar a praticar Yoga, a única coisa que você precisa é de uma mente flexível.  No Aruna Yoga trabalhamos respeitando os limites de cada um e nosso principal objetivo é desenvolver a aceitação em relação ao próprio corpo.  É a partir da aceitação que poderemos crescer na prática e expandir nossos limites.

Posso comer antes da prática?

É melhor não.  Dê um intervalo de pelo menos duas horas entre uma refeição e a aula.  Opte por comer uma fruta ou algo leve, se for necessário se alimentar antes de praticar.

O que devo vestir para praticar?

Use roupas leves e próprias para exercícios.  As mulheres podem usar top ou camiseta combinadas com bermudas ou calças de tecido flexível.  Para os homens, camisetas com bermudas, shorts ou calças de tecido flexível.  Praticamos com os pés descalços. É importante que a roupa seja confortável e bonita, pois isso aumenta nossa vontade de praticar.

Preciso de algum material especial para fazer Yoga?

Você precisa de um tapete de borracha próprio para o Yoga.  Ele ajuda a manter os pés firmes, sem escorregar. Uma toalha de rosto também é recomendada para enxugar o suor e pode ajudar em algumas posições. 

E se eu precisar chegar alguns minutinhos atrasado?

É fundamental que você chegue no horário.  A prática tem uma estrutura que ajuda a preparar o corpo antes das posições.  Além disso, nos primeiros minutos da prática procuramos criar um ambiente adequado para que a mente se estabilize e sua consciência aflore.   Se você perder dois ou três minutos, já estará comprometendo sua prática, pois seu corpo não estará no mesmo ritmo dos demais, sua mente estará dispersa e você poderá forçar o corpo demasiadamente durante a prática.

O que significa Hari Om Tat Sat?

Hari Om Tat Sat é o cumprimento, em sânscrito, que usamos no final da prática e significa “aquilo que é verdadeiro em mim saúda aquilo que é verdadeiro em você”.  Essa saudação invoca a percepção de que todos compartilhamos da mesma essência, da mesma energia, da mesma verdade e, portanto, não há distinção ou competitividade entre os praticantes.  O Yoga nos ensina a ver nos outros um reflexo de nós mesmos. Assim, desenvolvemos a compaixão e a conexão com tudo o que nos rodeia.

O que significa Aruna?

Aruna, na mitologia hindu, é o nome do condutor do carro do Sol.  Ele surge no horizonte antes do próprio Sol.  Aruna é o avermelhado que tinge o céu todas as manhãs e nos convida a despertar.  O Aruna Yoga tem como missão auxiliar as pessoas a despertarem e tornarem-se mais conscientes de si mesmas, de suas ações e de tudo que as cercam, vivendo uma vida mais plena e íntegra.

 

Quem dirige o Aruna Yoga?

Anderson Allegro, que é professor de Yoga há mais de 30 anos e biólogo. Tem estudado e ensinado essa disciplina desde os 18 anos e viajou à Índia várias vezes para aprimorar-se. Aprendeu Ashtanga Yoga com Baptiste Marceau, discípulo de Pattabhi Jois, Power Yoga no estilo de Bryan Kest e participou do Planet Yoga Teacher Training com Leeann Carey em Hermosa Beach, California. Aprendeu Yoga Nidra e outras técnicas de Swami Satyananda com Micheline Flak (Swami Yogabhakti).  Formou-se em Satyananda Yoga, na Bihar School of Yoga (Índia) em 2012.  Seu estilo firme, estimulante e amoroso de conduzir práticas de Yoga e meditação auxilia seus alunos a perceber toda a profundidade do Yoga. Tem feito palestras sobre Yoga e dado workshops em várias regiões do Brasil. Atualmente, dirige o Aruna Yoga onde ministra o Curso Livre para Formação de Instrutores de Power Yoga há mais de 15 anos.  É o criador e apresentador do DVD POWER YOGA, da Editora Qualidade de Vida. É diretor e um dos idealizadores da Aliança do Yoga, entidade que busca unir os profissionais das várias linhas de Yoga e propõe sua auto-regulamentação.  Em junho de 2010 recebeu iniciação de Swami Satyasangananda Saraswati, na linhagem de Swami Satyananda

Que outros cursos posso fazer no Aruna Yoga?

Nós temos vários cursos e retiros que acontecem durante o ano.  O principal deles é o Curso Livre para Formação de Instrutores de Yoga, que prepara profissionais para ensinar essa técnica.  Temos ainda workshops sobre Sistema Ayurvêdico de Saúde (medicina indiana), meditação, reeducação respiratória, filosofia hindu, dança Indiana Odissi etc.  Fique atento à programação nas nossas redes sociais e na agenda do nosso site.

Também oferecemos atendimentos em várias técnicas de massoterapia.


CONTROLE EMOCIONAL
O Yoga melhora, significativamente, a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração do praticante, criando um ambiente para que o controle emocional seja desenvolvido.

ALIVÍO DE DORES NO CORPO
As posições e alongamentos praticados no Yoga ajudam a liberar a tensão e dar flexibilidade às articulações. O realinhamento das várias estruturas do corpo atua aliviando dores causadas pela má postura e tensões acumuladas nos músculos.

AUTOCONHECIMENTO
Muito além do condicionamento físico e da estética, o Yoga tem incríveis benefícios no equilíbrio interior e aumentam a conexão consigo mesmo trazendo sabedoria e maturidade para lidar com a vida.

CONSCIÊNCIA CORPORAL
O Yoga nos permite buscar o nosso próprio bem-estar. Isso porque, por meio da prática, conseguimos ter mais consciência da integração entre o nosso corpo, mente e emoções, alcançando maior qualidade de vida.
Anderson Allegro

Diretor do Aruna Yoga e Instrutor de Yoga

Fernando Felipe

Diretor do Aruna Yoga | Instrutor de Yoga | Massoterapeuta e Acupunturista

Marilene Cardeal

Instrutora de Yoga

Mariana Trabbold

Instrutora de Yoga

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Preencha o formulário para entrar em contato como a nossa equipe, será um prazer receber você em nosso espaço Aruna Yoga. 
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