Ganesha


Ganesha ou Ganapati é filho de Shiva e Parvati. É o guardião das portas, pois Parvati sempre lhe pedia para vigiá-las e não deixar ninguém entrar, quando não queria ser incomodada. Ao impedir que Shiva entrasse em sua própria casa, tem a cabeça cortada e, mais tarde, substituída pela de um elefante. Assim, ele se torna o destruidor de obstáculos, capaz de removê-los do caminho de seus devotos. Na Índia, antes de se iniciar qualquer coisa, uma viagem, um negócio ou casamento, reverencia-se Ganesha, para que qualquer obstáculo que possa impedir a realização do projeto seja afastado por ele.

O veículo de Ganesha é o rato, que é capaz de contornar os obstáculos, quando não pode destruí-los. Uma das principais oferendas feitas a ele é o ladoo, doce feito de farinha de grão-de-bico.

Entre setembro e outubro, um grande festival é celebrado em sua homenagem. São construídas belíssimas estátuas de argila, ricamente decoradas e, após serem adoradas com cantos e mantras por dez dias, são levadas ao mar ou a um rio e mergulhadas na água. Aproveitamos essa festa para conectar com aquela parte de nós mesmos, cheia de força e poder, que é capaz de vencer os obstáculos que surgem em nossa vida.

O principal mantra para Ganesha é OM GAM GANAPATAYE NAMAH.


Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975