Divali: Festival de Luzes


Uma das mais populares e alegres festas da cultura indiana, o Divali ou Festa das Luzes, realizado todos os anos entre os meses de outubro e novembro, celebra a vitória do bem contra o mal.

Essa vitória deve-se ao retorno de Sita e Rama ao reino de Ayodhya. Sita é raptada pelo demônio Ravana, e Rama, o príncipe de Ayodhya e marido de Sita, a resgata com a ajuda de Hanuman e Lakshmana, seu irmão. Durante a volta para o reino de Ayodhya, os habitantes acendem milhares de lamparinas para marcar o caminho, já que nesse dia, não havia a luz da lua.

O Divali é celebrado durante dez dias, mas o dia mais importante é o último, pois é quando os indianos soltam fogos de artifício, vestem suas melhores roupas, limpam suas casas e as iluminam com lamparinas especialmente para Sita, manifestação de Lakshmi, deusa da prosperidade, que também é lembrada no Divali.

Além de ser a deusa da prosperidade, Lakshmi é considerada a deusa do amor e da beleza, por isso, os hindus decoram suas casas com os mais belos adornos, iluminam- nas com lamparinas e se enfeitam, para que Lakshmi os visite e deixe a prosperidade em seus lares.

Para os conhecedores da filosofia hindu, a lamparina representa, também, a luz interior que dispersa toda a escuridão da ignorância. É essa luz que nos traz a consciência de quem realmente somos.

No Brasil, o Divali também é comemorado pelas comunidades hindus, pelos praticantes de Yoga e pelas pessoas relacionadas à cultura hindu.

Neste ano de 2009, ele será celebrado dia dezesseis de outubro. Se você quiser festejar o Divali, faça uma meditação, cante mantras para Lakshmi e acenda lamparinas em homenagem à deusa.

Veja abaixo o Mahalakshmi Ashtakan, um mantra dedicado à Lakshmi. Entre na área de downloads, imprima e monte uma caixinha decorada para dar pequenos presentes no Divali.

Copyright © 2014 - Aruna Yoga - Rua Eça de Queiroz, 711 - Paraíso - São Paulo - Tel: (11) 5579 5975